Vimos que os carboidratos estão presentes em inúmeros alimentos que consumimos diariamente em nossas dietas. Mas algumas formas que o ingerimos e determinados momentos em que isso é feito, podem trazer consequências positivas para o nosso organismo. Aí vão algumas dicas:

- O exercício físico provoca a redução da quantidade de reservas de glicogênio no corpo. O melhor momento para ingerir carboidratos é justamente depois de fazermos essas atividades, pois os músculos se encontram mais receptivos à absorção de glicogênio. Alimentos com carboidratos de alto índice glicêmico, como o pão branco de trigo, abacaxi e melancia, ajudam na recuperação muscular e podem gerar um aumento no armazenamento de glicogênio do corpo (o que contribui para aumentar o desempenho em esportes de resistência).

- Grande parte dos nutrientes e das fibras de várias frutas (como a maçã e a pêra), estão presentes em suas cascas. Se descascadas, retiramos todos esses nutrientes, portanto, deve-se comê-las junto com a casca. Dê preferência para as polpas das frutas, pois é aí que se encontram a maior parte das fibras, e não em seu caldo.
- Pessoas que se exercitam regularmente deveriam consumir de 55 a 60% do total de calorias diárias sob forma de carboidratos. (ADA, 2000).
Abaixo, está o link para uma calculadora de carboidratos a partir dos alimentos e da quantidade ingerida desses nas refeições. É muito prático, confira!
Fontes: http://www.gymjournalblog.com
Por: Larissa Paixão