sexta-feira, 10 de dezembro de 2010


      Vimos que os carboidratos estão presentes em inúmeros alimentos que consumimos diariamente em nossas dietas. Mas algumas formas que o ingerimos e determinados momentos em que isso é feito, podem trazer consequências positivas para o nosso organismo. Aí vão algumas dicas:
-  Quando for escolher os alimentos, observe o índice glicêmico: a elevação dos níveis de glicose no sangue está relacionada a ingestão de carboidratos, e quanto maior for o índice glicêmico, maior será a liberação de insulina. Porém, estes aumentos na taxa de insulina, não serão favoráveis para quem deseja reduzir o percentual de gordura corporal. Para reduzir tais taxas, ingerir frutas e alimentos ricos em fibras (como cereais e pães integrais), pode contribuir para isso.
- O exercício físico provoca a redução da quantidade de reservas de glicogênio no corpo. O melhor momento para ingerir carboidratos é justamente depois de fazermos essas atividades, pois os músculos se encontram mais receptivos à absorção de glicogênio. Alimentos com carboidratos de alto índice glicêmico, como o pão branco de trigo, abacaxi e melancia, ajudam na recuperação muscular e podem gerar um aumento no armazenamento de glicogênio do corpo (o que contribui para aumentar o desempenho em esportes de resistência).
 - Se o seu objetivo é reduzir o percentual de gordura, recomenda-se estabelecer um intervalo maior que quatro horas entre a última refeição composta de carboidratos e a hora de dormir, já que é durante o sono que o hormônio do crescimento (GH), tem picos significativos.
- Grande parte dos nutrientes e das fibras de várias frutas (como a maçã e a pêra), estão presentes em suas cascas. Se descascadas, retiramos todos esses nutrientes, portanto, deve-se comê-las junto com a casca. Dê preferência para as polpas das frutas, pois é aí que se encontram a maior parte das fibras, e não em seu caldo.
Pessoas que se exercitam regularmente deveriam consumir de 55 a 60% do total de calorias diárias sob forma de carboidratos. (ADA, 2000).

Abaixo, está o link para uma calculadora de carboidratos a partir dos alimentos e da quantidade ingerida desses nas refeições.  É muito prático, confira!  


Lembre-se: O Instituto de Medicina da Academia Nacional de Alimentação e Nutrição dos Estados Unidos recomenda a ingestão diária de, no mínimo, 130 g de carboidratos para adultos e   crianças acima de um ano de idade!
               http://saude.hsw.uol.com.br/

 Por: Larissa Paixão

Nenhum comentário:

Postar um comentário