Não adianta iniciarmos o blog sem o conceituarmos algumas coisas a respeito das dietas em geral, e depois, mais detalhadamente as chamadas dietas low carb.
É indiscutível o fato em que estamos vivendo uma era em que a mídia provoca um grande impacto na formação da estrutura social do homem, muitas vezes orientando o comportamento e os hábitos alimentares dos indivíduos de diversas formas. A busca de um corpo dito “perfeito” impera, e é usual a adoção de dietas, muitas vezes ignorando-se o fato de que isso pode influenciar drasticamente o metabolismo do indivíduo.
As dietas low carb visam a redução do consumo de carboidratos e aumento do consumo de proteínas e são famosas por serem utilizadas por atletas que querem manter a hipertrofia muscular ao mesmo tempo que desejam queimar as gorduras corporais. Após isso, uma pergunta deve ser feita : “Os carboidratos não são as maiores fontes de energia do nosso organismo, como isso pode acontecer?” sim, porém, nesse processo, a principal forma de energia estocada no organismo são os lipídios, que se localizam em nossas células adiposas em forma de triglicerídeos. Mas cuidado, o custo para isso pode não ser baixo e causar um desequilíbrio bioquímico no organismo, trazendo prejuizos, para que isso não ocorra, é sempre necessário o acompanhamento de um nutricionista. Nos próximos posts abordaremos bioquímicamente e conceituaremos melhor seus efeitos no organismo humano e seu valor biológico. Fiquem de olho.
Fonte: DEVLIN, Manual de Bioquímica com correlações clínicas.
ATKINS, Robert C - A dieta do dr. Atkins no dia a dia
Por: Arícia Kostouros
Nenhum comentário:
Postar um comentário