sexta-feira, 12 de novembro de 2010


O índice glicêmico (IG) está diretamente relacionado ao nível de açúcar sangue do indivíduo. No momento da ingestão do carboidrato, quanto mais rápido o carboidrato entrar no organismo, mais rapidamente será feita a liberação de insulina pelo pâncreas. A substância com o IG mais elevado é a glicose.
  • Alimentos que provocam pouca liberação de insulina no sangue são de baixo valor glicêmico.
  • Alimentos que provocam alta liberação de insulina no sangue são de alto valor glicêmico.
 Como já citado acima, a insulina é um hormônio que deve ser ressaltado no conceito de índice glicêmico, esse hormônio é responsável por transportar o açúcar diante das células do tecido muscular. No fígado, o açúcar é depositado na forma de glicogênio de maneira muito limitada, o resultado disso tudo é que toda a glicose que sobra no sangue é convertida em triglicerídeos e outros ácidos gordurosos, que no corpo, são armazenados em forma de gordura.
Agora nos perguntamos, "o que isso tem a ver com o tema dieta low carbs?" A resposta é a seguinte:
As dietas low carb baseiam-se também no índice glicêmico das comidas, caso o alimento tenha o IG alto, ele não deve ser consumido por alguém que adota a dieta , a maioria desses alimentos são pobres em fibras, o que provoca uma grande rapidez em seu processo de digestão, disparando a glicose no sangue, e como citado acima, o corpo não digere tudo de uma vez, gerando o depósito e armazenamento do resto em forma de gordura no corpo, o que não é nada saudável. Caso o alimento tenha IG baixo,  aí sim ele pode ser consumido.
Segue abaixo uma figura que mostra alguns alimentos e seus respectivos índices glicêmicos em ordem crescente.
 

Por: Arícia Kostouros

Nenhum comentário:

Postar um comentário