segunda-feira, 24 de janeiro de 2011


 1) Breve definição de corpos cetônicos e como são gerados
Corpos cetônicos são produtos da oxidação de lipídeos que são formados em mitocôndrias do fígado e do rim durante jejum prolongado. O acetil-CoA é produzido a partir da reação de catabolismo de ácidos graxos e aminoácidos. São liberados em organismos que estão em jejum prolongado ou em dietas descarboidratadas (baseadas em proteína e lipídios), caso estejam presentes em altas concentrações podem provocar o desequilíbrio homeostático do organismo. Os corpos cetônicos mais comuns são:  ácido acetoacético e seu produto de redução: β-hidroxibutirato. No processo de oxidação dos lipídeos uma pequena quantidade de acetil-CoA é transformada nos corpos cetônicos citados acima ( ácido acetoacético e  β-hidroxibutirato) e são aproveitados como fonte de energia pelos tecidos extra-hepáticos.
  •  Nas dietas low carbs, o processo de conversão dos ácidos graxos do tecido adiposo realizada pelo fígado é o que acontece. “A presença desses corpos cetônicos na urina é um método prescrito para determinar o estado metabólico durante a dieta”. Lembrete: uma pequena quantidade de carboidratos na dieta reprime a síntese de corpos cetônicos, pois inibem o processo de degradação dos lipídeos (lipólise) nos adipócitos.
  •     Enquanto a concentração de corpos cetônicos sobe no sangue, uma parte é excretada na urina, e outra é liberada pela respiração.
Num processo normal do organismo, apenas uma quantidade muito pequena de acetil-CoA é convertida em corpos cetônicos no fígado. Para a oxidação padrão do acetil-CoA pelo ciclo de Krebs é necessária a presença de um certo nível de oxaloacetato. Na ausência de carboidratos a concentração de piruvato é reduzida então ocorre sua conversão em oxaloacetato obtido a partir de aminoácidos. Essa baixa concentração de oxaloacetato, reduzindo a velocidade de oxidação de acetil-CoA pelo ciclo de Krebs provoca a acumulação e condensação formando os corpos cetônicos.
Acetoacetato
Acetona
β-hidroxibutirato


2) Cetose
A redução drástica da ingestão de carboidratos a partir das dietas low carb estabelece a condição de Cetose no organismo. Recapitulando: A Cetose surge quando a oxidação de glicose é suprimida e a lipólise é acelerada. Cetose é um processo normal que ocorre no organismo de um indivíduo toda vez que ele encontra-se em jejum. Porém, quando o indivíduo passa um longo prazo em jejum ou no caso, sem ingerirem NADA de carboidrato, a concentração de corpos cetônicos cresce muito no organismo. Estudos comprovam que caso haja um desses dois processos de forma prolongada no organismo, o acetoacetato e β-hidroxibutirato substituem a glicose como fonte principal de energia no organismo.

3) Acidose (cetoacidose)
 Um problema grave que pode ocorrer, é que caso os corpos cetônicos citados forem liberados em grandes quantidades para o sangue, eles podem acabar ocasionando uma diminuição drástica no pH sanguíneo o tornando mais ácido que o padrão, provocando a chamada “acidose metabólica” que é perigosa, que se for muito intensa leva o indivíduo a óbito. 

Fonte: BAYARDO, Bioquímica Básica
DEVLIN, Manual de bioquímica com correlações clínicas

Por: Arícia Kostouros

Nenhum comentário:

Postar um comentário