sábado, 29 de janeiro de 2011

       

            Por apresentarem uma maior necessidade de energia devido ao gasto energético elevado, os atletas necessitam de um adequado consumo nutricional.  A Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva recomenda que 60% a 70% da dieta de um atleta provenham de carboidratos, mas muitas vezes essas taxas não são atingidas, ocorrendo uma inadequação nutricional.
            A importância dos carboidratos na performance de atletas se deve ao fato de eles manterem as taxas de oxidação de glicose durante o exercício físico, auxiliando assim na manutenção do glicogênio hepático e muscular, além de reporem as reservas glicogênicas durante a recuperação e melhorarem as respostas imunes.
            Recomenda-se o consumo de carboidratos antes, durante e após o treino, mas em diferentes quantidades e proporções. Algumas horas antes do treino podem ser consumidos carboidratos simples ou complexos. Nos períodos mais próximos as atividades, deve-se evitar o consumo de carboidratos, para que não ocorra uma hipoglicemia após o pico glicêmico ou um desconforto estomacal.                       

            Durante o treino, podem ser necessário o oferecimento de soluções contendo carboidratos, que deve apresentar concentrações de 6-8%. Após essas atividades, é recomendado o consumo de frutose para a reposição do glicogênio hepático e da glicose para o glicogênio muscular;
            Muitos fisiculturistas aderem dietas com restrição deste macronutriente em períodos próximos às competições, com o objetivo do aumento da massa muscular, o que muitas vezes pode diminuir o potencial dos treinos e resultar em deficiências nutricionais.
            Estudos revelam uma inadequação nutricional em vários grupos de atletas, o que pode ser preocupante. É muito importante um acompanhamento nutricional, para que ocorra além de um excelente desempenho, uma manutenção da composição do corpo e da saúde.
 



Fonte:

Um comentário:

  1. Nossa, interessante, gostei muito da sua matéria.
    Realmente dietas e desempenhos de atletas caminham juntos, é sempre difícil concilar algumas dietas com os treinos.
    Na minha página eu apresento dietas para todos, tem pra quem quer emagrecer, ganhar massa muscular, treinar pesado, pré e pós cirurgias e muito mais.
    Confira lá depois.

    ResponderExcluir