sábado, 29 de janeiro de 2011



Um dos maiores problemas de saúde enfrentado nos dia de hoje é a obesidade. Essa doença, considerada epidêmica pela Organização Mundial de Saúde, chega afeta cerca de 20 a 50% da população adulta dos países ocidentais. Esses dados se tornam mais relevantes quando se atenta para os problemas de saúde correlacionados à obesidade: Diabetes Mellitus II, hipertensão e problemas cardiovasculares.
O principal tratamento para obesidade é a perda de peso. As dietas cetogênicas (DC) prometem proporcionar essa perda melhor do que qualquer outra.
     Pensa-se que a perda de peso que se faz sentir logo no início da dieta se deve à perda de água ocasionada pela quebra do glicogênio muscular induzida pela falta de glicídios no sangue. Após essa perda inicial, fica evidenciada uma diminuição na quantidade corporal de massa gorda correlacionada a baixos níveis insulínicos que estimulam a lipólise, entretanto, a manutenção a longo termo não é eficiente. 
                Efeitos negativos da dieta
                Um sério ponto negativo repetidamente pronunciado pelos contrários à DC é o aumento da probabilidade do desenvolvimento de diabetes melitus e de doenças cardiovasculares causados pelo excesso de lipídios e de proteínas na dieta.
                As DC são uma boa alternativa para o inicio do tratamento, com um bom resultado de perda de peso, mas não são viáveis para a manutenção a longo prazo, pois essas dietas não ensinam hábitos alimentares saudáveis a longo prazo. A eliminação de um importante grupo alimentar, os carboidratos, a torna uma dieta de extremos.

Fonte: CORREIA, Maria João - DIETAS CETOGÉNICAS E A OBESIDADE
Por: Marcelo Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário