sábado, 29 de janeiro de 2011


        Fadiga muscular central define-se por um erro na condução do impulso nervoso causando uma redução no número de unidades motoras ativas e redução na freqüência de disparos dos motoneuronios. O mecanismo muscular esta associado a estímulos provenientes do cérebro, logo, esse é um dos principais motivos para a redução no desempenho físico de atletas, e sua principal conseqüência é a diminuição da capacidade funcional devido a estímulos repetidos e prolongados de esforço.
Seus principais sintomas são:
  • Respiração forçada;
  • Fraqueza muscular;
  •  Perda na coordenação motora;
  •  Alterações comportamentais; 
  • Perda da lucidez;
  • Redução da atenção.
        Acredita-se que um dos motivos desse tipo de fadiga derive da degradação das reservas energéticas de glicogênio durante dietas cetogênicas e do aumento da gliconeogênese em função da oxidação de aminoácidos  resultando no aumento da concentração de amônia plasmática.Esse auumento na amônia plasmático é causada pela combinação do exercício físico e dieta cetogênica . Durante o exercício físico, a utilização de aminoácidos como fonte de energia para a ressíntese de ATP pode contribuir com 5 a 10% do total de energia utilizada proveniente de reações gliconeogênicas, a concentração de amônia depende da concentração de glicogênio. A depressão do glicogênio pode elevar a a atividade do catabolismo de aminoácidos. 
      Pode-se afirmar que as dietas cetogênicas estão ligadas a reduções das reservas energéticas de glicose (glicogênio) e utilização da degradação de triglicerídeos armazenados nos adipócitos como principal fonte de energia para o organismo. Esse processo está  indiretamente associado a mediadores da fadiga, queda do desempenho físico, cansaço, e alterações no humor durante o exercício.
Juntamente com as diminuídas reservas de glicogênio, um outro fator que pode ser um dos responsáveis pela diminuição do desempenho físico durante as dietas cetogênicas é a hiperamonemia (excesso de amônia no organismo), não existe ainda uma causa definida para esse fato, mas uma explicação hipotética forte é que no exercício há uma diminuição do glicogênio muscular (ele entra em glicogenólise para fornecer energia para usufruto dele mesmo), causando o declínio dos intermediários do ciclo dos triacilglicerois (TCA).
         Alguns fatores desequilibram a homeostase do organismo, um deles é a falta de glicogênio causado pela realização de dietas low carbs. Juntamente com todas essas justificativas, a hiperamonemia promove um desequilíbrio nesses neurotransmissores e acidose metabólica (explicado no post anterior), deixando o cérebro mais vulnerável a elevação da amônia. Esses fatores estão correlacionados a fadiga central e muscular.

Fonte : Westman EC, Mavropoulos J, Yancy WS, Volek JS. A review of low-carbohydrate ketogenic diets

Por: Arícia Kostouros

Nenhum comentário:

Postar um comentário