sábado, 29 de janeiro de 2011



      A glicose é a principal fonte de energia do organismo, porém, quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde. As diabetes mellitus é uma disfunção no metabolismo dos carboidratos e ocorre quando o pâncreas não produz nenhuma ou insuficiente insulina, ou quando a insulina produzida não funciona eficazmente. Nas diabetes, isto permite que os níveis de glicose no sangue sejam demasiadamente altos, já que o organismo não é capaz de utilizar o açúcar de forma efetiva e a glicose acumula-se no sangue.
        Parece lógico que a redução de carboidrato em uma dieta pode ser de grande ajuda quando lidamos com uma disfunção onde o corpo tem problemas em processá-los. Na verdade, muitas pessoas com diabetes descobrem que esse é o caminho, e alguns médicos estão tendo grande sucesso usando dietas low carb para tratar diabetes.
       Entretanto, as recomendações habituais para diabéticos incluem uma dieta que possui quantidades relativamente altas de carboidratos. Embora essas recomendações ajudem alguns, muitos outros portadores de diabetes e pré-diabetes acabam descobrindo que uma dieta low-carb é o único tipo de dieta rotineira que mantém os níveis de glicose favoráveis.
        A "American Diabetes Association” tem relutado em recomendar uma restrição significativa de carboidratos por muitas razões. Isso inclui preocupações relacionadas à dificuldade de se seguir essa dieta, e o consequente aumento das proteínas e lipídios ingeridos, o que pode vir a causar problemas de saúde. Entretanto, existem muitas evidências de que uma dieta low carb pode ser muito útil nos casos da diabetes tipo 2  (provocada  predominantemente por um estado de resistência à ação da insulina associado a uma relativa deficiência de sua secreção), como: a perda de peso (já que a glicose não passará a ser convertida em gordura), redução dos níveis de glicose no sangue,e, às vezes, consideráveis reduções nos níveis de triglicerídeos.
           Manter a glicemia sanguínea é o mais importante meio de prevenção das complicações associadas à diabetes. Assim, tudo indica que adotar uma dieta low carb de um modo saudável pode contribuir para manter os níveis de glicose no sangue estáveis.






Por: Larissa Paixão 

2 comentários:

  1. É uma pena o blog estar parado! Estava bem legal!

    abs
    Tury
    http://www.dietalowcarb.org/

    ResponderExcluir
  2. Muito bom estão de parabéns!

    Flávio Agazzi

    ResponderExcluir